QUEM SOMOS



A Associação Caminhando Para Mais Um Sonho – ACAMIS, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos de direitos privados, de interesse público, de caráter educativo e de duração por tempo indeterminado.
A ACAMIS teve início em maio de 2011 a partir do olhar de sua Idealizadora e fundadora, a Assistente Social Maria Domingas, que identificou a carência que sua comunidade apresentava de um espaço dedicado ao desenvolvimento de ações de proteção social para crianças e adolescentes em vulnerabilidade e risco social onde fosse possível contribuir para a construção de um futuro mais justo e igualitário a esse público. Essa comunidade frequentemente enfrentava desafios socioeconômicos, falta de acesso a serviços básicos e oportunidades limitadas, o que resultava em condições precárias de vida para muitas crianças e jovens que ali viviam. Ciente de seu compromisso social e sentindo-se intimada a transformar a realidade local, Maria Domingas, se juntou a um grupo de voluntários e fundaram a Instituição.
Ainda no ano de 2011, a Associação foi legalizada e com o apoio da comunidade e de pessoas que acreditaram no sonho da transformação integral da sociedade, criaram um ambiente seguro e estimulante para as crianças e adolescentes da periferia norte do município de Várzea Grande, a instituição abriu portas para um futuro mais promissor a esses infantes, com programas educacionais de qualidade, atividades artísticas, esportivas e culturais, orientação social e apoio psicossocial ao seu público alvo e seus respectivos familiares. Estas ações não apenas nutririam o desenvolvimento pessoal e intelectual das crianças e suas famílias, mas também as protegeram contra riscos como exploração infantil, trabalho precoce e envolvimento com atividades ilícitas.
Além dos benefícios diretos para as crianças e adolescentes, a instituição teve e tem um impacto transformador na comunidade como um todo, pois, através da melhoria da qualidade de vida das pessoas em idade evolutiva, é possível desenvolver e aumentar o capital humano na região, preparando uma geração para contribuir de maneira mais significativa para a sociedade. Conforme esses jovens crescem, eles se tornam agentes de mudança em seu território, capacitados para combater o ciclo de desvantagens enfrentadas por gerações anteriores.
A instituição vem fomentando ao longo dos seus quase 13 anos uma sensação de coletividade e pertencimento, fortalecendo os laços entre os moradores dessa periferia, incentivando-os a realização de ações colaborativas entre iniciativas locais, equipamentos públicos e atores que promovam o desenvolvimento da sociedade desde projetos de melhorias urbanas até ações de solidariedade, contribuindo para a construção de uma comunidade mais coesa e resiliente.